20.8 C
São Luis
terça-feira, 7 fevereiro, 2023
InícioMundoAlemanha entrega à Nigéria 20 bronzes de Benin

Alemanha entrega à Nigéria 20 bronzes de Benin

Publicado em

A Alemanha entregou 20 bronzes de Benin de seus museus para a Nigéria, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta terça-feira (20), tornando-se o mais recente país europeu a devolver artefatos culturais à sua pátria africana.

As entregas são o sinal mais claro até agora de um impulso crescente para o retorno de artefatos retirados da África pelos europeus durante o período colonial. A Alemanha concordou em começar a devolver os bronzes de Benin mantidos em seus museus no ano passado.

Neste ano, a Alemanha assinou uma declaração com a Nigéria para liberar todos os 1.130 bronzes de Benin – esculturas em relevo de liga de cobre, muitas mostrando figuras da corte – em museus públicos alemães.

O ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Geoffrey Onyeama, e o ministro da Informação, Lai Mohammed, estiveram presentes na cerimônia de entrega, da qual também participou a ministra da Cultura e Mídia da Alemanha, Claudia Roth, bem como diretores de museus na Alemanha.

“Hoje estamos dando um passo que já era esperado: estamos devolvendo 20 bronzes de Benin de museus alemães para onde eles pertencem, para sua terra natal”, disse Baerbock a repórteres em Abuja.

Alguns dos artefatos de bronze de Benin estiveram sob custódia alemã por quase dois séculos, com alguns em coleções particulares e cassinos, disseram autoridades nigerianas.

As devoluções provavelmente aumentarão a pressão sobre o Museu Britânico em Londres, que detém de longe a maior e mais significativa coleção de bronzes de Benin.

O ministro da informação da Nigéria pediu ao Museu Britânico que libere os mais de 900 bronzes de Benin.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Últimas notícias

Você pode gostar